A franquia é uma expressão de derivação anglo-francesa de Franc – e é usado tanto como um substantivo ou como verbo (transitivo). O dicionário da Real Academia Espanhola define como uma “autorização de direitos de investigação de um produto, atividade ou nome comercial, emitida por uma corporação a uma ou diversas pessoas em uma determinada área”.
Há inúmeros elementos relevantes que compõem a franquia: a marca que distingue o franqueador, um instituído “saber fazer” (ou know-how) e a criação dos franchisados. Em troca da cessão, o franqueador recebe uma regalia, royalty ou canon, que podes retribuir a cessão da marca, o know-how de empréstimo e a taxa de criação e consultoria.
A franquia concedida, em geral, por um ciclo estabelecido e para um determinado território”. Poderá ser uma franquia exclusiva ou não exclusiva. Incontáveis tangíveis e intangíveis, tais como serviços de suporte nacionais ou internacionais de publicidade, criação e outros, tornam-se disponíveis comumente pelo franqueador. Os acordos costumam durar entre 5 e 30 anos, com a possibilidade de cancelamento ou de cessação antecipada mediante um pré-aviso. O não implemento das cláusulas contratuais, costuma ter consequências graves para os franqueados. Ao longo do Caminho de Santiago francês, surgiram na Idade Média agrupamentos urbanas favorecidas com proveitos especiais chamadas franquias, por alusão à origem franco ou francês da maioria de seus componentes.
Os contratos de franquia são geralmente livres e podem adicionar uma grande multiplicidade de cláusulas, em função dos países em que se realize, por causa de a regulamentação nacional pode variar. Identificação das partes: franqueador ou franqueador (detentor da franquia e franqueado ou franquiciatario (entidade que pretende pesquisar serviços ou produtos franqueados). Transferência do saber fazer ou know-how.
Obrigações sobre o estabelecimento e o pessoal. Obrigações em relação às marcas deixadas. Obrigações de compra somente ao franqueador, no mínimo, os elementos interessantes do contrato. Disposições sobre preços recomendados de revenda dos produtos ou serviços. Disposições relativas à exclusividade, território e relações com outros franqueados da rede. Obrigações das partes com conexão à publicidade da marca e da franquia.
as Disposições relativas à duração do contrato, a sua rescisão, o aviso prévio e as condições pra após tua extinção (cláusulas de indemnização por danos ou por clientela). Cláusulas gerais sobre isto notificações entre as partes lei aplicável e tribunais competentes pra solucionar conflitos.
- Consumo sustentável e a reutilização
- três Índice de Independência Econômica
- Despesas de pessoal
- Moore, Fuller. 1993. Concepts and Practice of Architectural Daylighting. Van Nostrand Reinhold
Estaria, deste jeito, restrita a captação de freguêses (vendas ativas) nesses territórios se no teu contrato, e se tivesse instituído e no momento em que as áreas onde você buscasse estivessem neste momento atribuídas. Sistema de negócios: é o conjunto de conhecimentos práticos e experiência acumulada pelo franqueador, não patenteado, que foi devidamente testado, secreto, substancial e transmissível. É segredo quando em seu conjunto ou na configuração de seus componentes não é normalmente conhecida ou com facilidade acessível. É substancial quando o detalhe que contém é interessante pra venda ou de prestação de serviços e permite ao franqueado prestar serviços ou vender produtos segundo o sistema de negócios.
É transmissível no momento em que a tua definição é suficiente para permitir ao franchisado desenvolver o teu negócio de acordo com as diretrizes montadas ou desenvolvidas pelo franqueador. Podes-Se expressar sem sombra de dúvida que é no começo dos anos 90, quando a franquia em Portugal chega a sua primeira fase de maturidade, no momento em que é alcançado, tal qualitativa como quantitativamente, parâmetros similares aos de outros países da localidade europeia.
De igual modo, o aparecimento de incontáveis meios de intercomunicação especializados na especialidade de franchising contribuiu para popularizar e aumentar o conhecimento sobre este sistema de fabricação de negócios. Desde logo, a franquia não tem parado de desenvolver-se. 1. O emprego de uma denominação ou designação comum ou outros direitos de domínio intelectual ou industrial e uma exposição uniforme dos locais ou meios de transporte, material do contrato.