E quando se faça efetiva a declaração como Patrimônio da humanidade, Como Nenhum monumento está parado no tempo, todavia muito menos um conjunto arqueológico em pesquisa frequente que só tem escavado um dez por cento de toda a tua superfície, e do que ainda resta por compreender muito. O que deve acontecer no futuro?
ABC foi perguntado aos arqueólogos e especialistas em conservação do património, pra que dêem tua avaliação por onde teria que continuar trabalhando pra o entendimento de uma vida única na Europa em excelente estado de conservação. Durante anos tem sido dito que cavar em Medina Azahara não seria prioritário para os próximos anos, em que há que conservar e anunciar o que já está fora.
A isto se soma o director do Gabinete de Arqueologia Municipal de Maringá, João Murillo: “Nem você nem sequer eu o veremos”. Porque uma escavação arqueológica, tenha em mente, não é só o trabalho de aprofundar a terra pra buscar vestígios, no entanto também a pesquisa e conservação que se encontra. Até mesmo fornece uma cifra: por cada euro que se investe em escavar, há que oferecer outros dez. A última escavação significativa que se fez foi em meados da década passada, em que se encontrou uma mesquita no exterior da vida, pela zona sul.
O Ministério da Cultura financiou aqueles trabalhos, que concluiu pouco antes de a recessão económica, e que custaram 600.000 euros só em ser trazida à luminosidade. Se se verificarem os números que traz o arqueólogo municipal saem 6 milhões de euros para uma área de só 450 metros quadrados.
Em um conjunto de 10,cinco hectares, isto é, de 100.000 metros quadrados, dos quais somente tem emergido 10 por cento, as figuras conseguem ser astronômicos. Desse jeito, os últimos diretores insistiram em que o prioritário era o trabalho com os elementos atuais. A acompanhar, no futuro, não se nega o que durante vinte e oito anos foi teu diretor e que sendo uma das grandes referências em seu discernimento e estudo.
- Artur Mas deixa a presidência do PDeCAT
- 2 Carreira como ator
- eu Quero saber por que não foram baixadas em teu salário. Não me parece justo. Ana López. Salamanca
- 4 Governo de Felipe Calderón
- 1 História 1.Um primeira Etapa. “Mobilização da poupança nacional”
- 2 Redução da pobreza
- João Ferreira Machado (1986-1993)
- Barack Obama
Antonio Vieira acredita que é uma questão que não acontecerá a curto tempo, todavia sim no médio e no comprido período”, no entanto para isso você tem que dar as condições adequadas. “Se quer que nos mais jazida”, todavia as escavações só se dará se as situações são adequadas. Quer dizer, se, e também investir no serviço de pesquisar se faz necessária pesquisa e conservação de tudo o que se visualize.
Maria Antonia Martínez é professora da Universidade de Málaga e especialista pela histórica árabe de Al-Andalus, e neste âmbito, que participa da arqueologia e da filologia, analisou as inscrições encontradas em Medina Azahara.