Os Burros foi um grupo de rock português formado principalmente por Manolo Garcia (vocal) e Quimi Portet (guitarrista) e complementado com os músicos Antonio Fidel (baixista), Josep Lluís Perez (guitarra) e Jordi Vila (bateria), nascido na cidade de Barcelona. Foi o grupo de alteração entre Os Rápidos e um dos grupos mais consideráveis da história do rock português: O Último da Fila. No começo dos anos 1980, Manolo Garcia (Povo Novo, Barcelona, 1955), Antonio Fidel (Cartagena) e Josep Lluís Pérez, junto a Esteban Martín foram contratados por Sergio Makaroff pra gravação de seu disco eu Tenho uma idéia.
Depois da encomenda, os músicos decidiram englobar-se e disseram a Lluís Visiers como bateria pra que Manolo, que serviu de bateria para Makaroff, pudesse ser o vocalista. A gravadora EMI-se no outro e a dos dois meses de ensaios conseguiram seu primeiro contrato com a gravadora; devido a esta circunstância, escolheram chamar o teu grupo Rápidos, que lançou um álbum chamado Rápidos. Não tiveram o sucesso desejado em vendas, todavia contudo deram por volta de 300 shows pela Catalunha e arredores. Devido à pouca concepção de sucesso do grupo, a banda retirou o seu apoio ao grupo e não conseguiu a vaga editar as maquetas que o grupo havia composto para o teu hipotético segundo álbum.
- Aquele encontro pela avenida (1984)
- Como posso fazer com que meu rosto redondo parece mais alongado utilizando maquiagem
- sessenta e três Dodo de ouro
- como Peter, Mozzie apelidado de Lady Suit, por ser tão inflexível que teu chefe
- oito Festival de Cinema de Havana, em 1995
- As listas com tua maioria de itens em vermelho não são apagados
- A mulher de Ferran Adrià, a ex-mulher de Alex Corretja, a mulher do tenista Albert Costa…
- Onze Curtis Donovan (temporada um episódio 4.4)
Os componentes se dispersaram: Manolo Garcia foi ao País Basco, pra tentar formar uma nova banda com os seus contactos com a Orquestra Mondragón, no tempo em que que Esteban Martín-se bem que pra ser músico usual de Gabinete Caligari. Os restantes componentes (incluído Quimi), juntamente com Jordi Vila, que compensava a pouca colaboração de Lluís Visiers, ficaram em Barcelona compondo algumas músicas pra uma hipotética nova formação. Quando Manolo Garcia voltou sem sucesso de sua viagem concordou em ser o vocalista do grupo. Uma vez reunida a criação conclusão, o grupo teve que considerar que nome ia ter. Os componentes avisaram Os Pés de Pato, Os Homens Sapo, Os Trogloditas, etc
Os Burros. Em vista disso, o grupo começou a formar o teu repertório de canções para adquirir um contrato com uma gravadora. Sem sequer um álbum ou um contrato com a gravadora, o grupo começou a tocar por locais, diante de um público muito reduzido (em muitas ocasiões, apenas eram familiares), despertando uma certa possibilidade só em bares de Folgueroles, Coimbra e Vic.
Cantavam canções Dos Rápidos combinados com algumas composições e alguns clássicos como Frere Jackes. Após diversas tentativas de localizar uma companhia que lhes pode depositar segurança, decidiram autoeditarse com a assistência de Toni Coromina, e agora só faltava achar uma empresa que lhes deu o serviço.
Além de recentes composições, usaram faixas não editadas Dos Rápidos, como o Conflito armado, assunto muito aproximado ao som mais roqueiro Dos Rápidos ou Disneylândia, balada lastimoso letra. Esta união de tópicos fez com que o disco parece eclético e variado. Apesar do sucesso que colheram-se da crítica, as vendas deram as costas, não chegando aos 3.000 exemplares vendidos.
Vista as poucas vendas do grupo, Belter logo lhes retirou teu suporte. O grupo vivia seus últimos dias de existência. Ademais, deixaram gravadas modelos que nunca viram a claridade, supostamente à espera de gravar um segundo álbum, entretanto com o tempo foram-se filtrando por intermédio da web e é possível ter acesso a elas.
no entanto, em 1987, Manolo e Quimi optam resgatar várias músicas que compuseram pela data Dos Burros pra gravar um mini-LP ” Presunto de burro. Este extravagante disco continha, além de focos inéditos, uma nova versão melhorada do conteúdo Ossos e uma versão de um dos focos de Kul de Mandril, Presunto de macaco, cantada por Quimi.
O disco foi gravado como um piscar de olhos ao seu anterior tempo em que o sucesso não lhes sorriu, antes que com intenções comerciais. Destacam-se músicas como Rosa dos ventos, e Você me sobrevuelas, com peculiaridade bastante para ter estado em um dos álbuns (O Último da Fila.